Wembley Stadium, em Londres, dia 16 e 17 de Junho de 2007. É esta a data e local que mudou a carreira dos Muse.
Se há concertos que mudam a carreira das bandas, os Muse então podem dizer que têm dois, um em 2004 no festival Glastonbury, e outro, em 2007, o mais épicos de todos, no novo e mítico estádio de Wembley, famoso estádio inglês de futebol e "sala" de espectáculos. Este concerto teve um carisma especial, porque foram a primeira banda a esgotar o remodelado Wembley Stadium em duas datas diferentes.
160 mil pessoas foram os presentes neste concerto que deixa ainda cheios de inveja quem não lá esteve e vê apenas num DVD. A maior pergunta que se impõe é: Porque mudou este concerto a carreira dos Muse??
A resposta é simples, conquistar o maior palco da Europa pode ter como significado para Matt Bellamy a conquista do sucesso da banda na Europa. Os Muse já eram, muito antes do Black Holes & Revelations, a banda que esgotava festivais (caso do Super Bock Super Rock em Portugal, Glastonbury e T in the Park no Reino Unido), e quando anunciaram o concerto no Wembley Stadium, rapidamente se esgotou a primeira e única data inicial e idealizada, mas os Muse não se ficaram por uma data e usaram a sua megalomania e arriscaram tentar esgotar o Wembley com uma segunda data... e conseguiram, tal como no primeiro dia, os bilhetes facilmente se esgotaram.
Capa do CD do concerto e bilhetes
Já sobre o concerto, a referir a espectaculosidade de 3 músicas, que levantaram o estádio de tal maneira que tornam o concerto muito épico.
Knights of Cydonia
A genialidade de Matt Bellamy e o talento para os riffs e acordes na sua guitarra tornam logo a primeira música da setlist a que anima o público. A música em si já é espectacular, mas em Wembley tornou-se ainda mais, quando Matt Bellamy puxou pelo público ao dizer "come on Wembley".
Time is Running Out
Talvez a música mais famosa dos Muse, dai ter sido cantada por 90 mil pessoas, com Matt Bellamy a servir de maestro para um Wembley rendido á sua magia contagiante.
Plug in Baby
Só o riff inicial que Matt Bellamy realiza, deixa qualquer pessoa cheia de inveja de não ter assistido a este momento único do concerto. Este riff é ainda hoje falado pelos fãs dos Muse como a "Sirene de Wembley" devido ao seu enorme ruído que terá provocado.
Meses passados após o concerto, já decorria o ano de 2008, quando foi lançado o CD e DVD do concerto, que entrou directamente para o Top 10 de vários países, incluíndo Portugal (onde esteve no nono lugar).
CD contém faixas do concerto de dia 16 de Junho
Setlist do CD
1. "Intro/"Dance of the Knights" 1:44
2. "Knights of Cydonia" 6:37
3. "Hysteria" 4:19
4. "Supermassive Black Hole" 4:01
5. "Map of the Problematique" 5:22
6. "Butterflies and Hurricanes" 5:56
7. "Invincible" 6:15
8. "Starlight" 4:13
9. "Time Is Running Out" 4:23
10. "New Born" 8:16
11. "Unintended" 4:26
12. "Micro Cuts" 3:37
13. "Stockholm Syndrome" 7:47
14. "Take a Bow" 4:42
15. "City of Delusion" (versão do iTunes) 5:08
DVD com o concerto de dia 17 de Junho
Setlist do DVD com links de visualização disponíveis
20. "Take a Bow" (inclui créditos finais) 10:00
A verdadeira razão para este ter concerto ter mudado a carreira dos Muse foi por duas razões. Uma delas foi o facto da Europa estar rendida aos seus riffs e sonoridade de música clássica com rock alternativo, e ainda mais, de num estádio ter uma sonoridade tão boa quanto Queen em 1986. A outra razão foi pelo facto de depois deste concerto, os Muse estarem a ser considerados a melhor banda ao vivo do planeta desde 2008, o HAARP foi a principal razão e para tal.
Os Muse partem agora á conquista da América, especialmente dos Estados Unidos, onde já têm muitos concertos agendados nas principais arenas. Uma questão fica no ar, será que Wembley 2010 vai ser melhor e mais inovador que 2007?
Podiam era oferecer bilhetes para Wembley 2010 aqui :p
ResponderEliminarSonho de qualquer um :D